terça-feira, 6 de outubro de 2009

Casamento: novidades e dicas para uma festa chic

"Quero que meu casamento seja diferente". É cada vez mais comum ouvir essa frase de uma noiva. O casamento mudou, e o esquema tradicional acontece cada vez menos. "Ele passou de reunião familiar para uma festa social", analisa Vera Simão, organizadora de casamentos e do Casar, evento que reuniu 94 expositores em sua 5ª edição. O IBGE garante que o brasileiro tem casado mais: crescimento de 7,7% de 2003 para 2004. Os casamentos-balada viraram praxe, muitas vezes pagos pelos próprios noivos (e não pelos pais). A lista de convidados aumentou, já que, além das famílias, noivo e noiva trabalham, e conhecem muito mais pessoas que antigamente. E ainda todos os detalhes que envolvem a ocasião, como decoração, doces, vestido, convite, foto, lembrancinha, noite de núpcias, lista de presente... Com tantas opções e ofertas, como saber qual o limite entre o chic e o over?
Mix decoração
Para um casamento atual e elegante, uma opção que tem sido muito usada pelas noivas é misturar elementos, o que evita a cara padronizada, além de garantir o melhor de cada fornecedor. E fornecedor é o que não falta. "O mercado cresceu 200% desde 2002", afirma Vera Simão. "Só é importante que essa mistura seja homogênea, tenha uma certa unidade", alerta Suzana Galvão, da Bothanica Paulista. Vera Simão nos dá dica de como fazer um casamento bem chic... "Na decoração, é bacana misturar madeira, ferro, vidro, bambu", fala Cristina Gazel, da Móbile, empresa que aluga móveis. "Fica uma extensão da sua casa".
Doces
Nos doces também é legal a combinação. "Temos fornecido muito para noivas que chamam várias doceiras", diz Paula Ruiz, da Paula e Gabi Chocolate Design. "Atenção às forminhas, elas têm que ter a mesma cor ou estilo", diz Suzana. Veja na galeria os destaques de algumas doceiras da cidade.
Convite
O convite se transformou em uma atração à parte. "Os noivos têm fugido um pouco do tradicional", afirma Bia, da Casa 8. Elas dão várias opções de papel e letra diferentes, mas já chegaram a fazer um convite que vinha com uma mini Chandon.
Fotos
Flavia Vitória e Cissa Sonnomiya vão além do simples álbum, e propõem um livro, personalizado, feito com as fotos do casamento e dos bastidores. "É um editorial, como os de moda, mas sobre o casamento. É uma lembrança para a vida inteira", conta Flavia.
Roupas
E a moda casadoira? Sergio Augusto, estilista da Black Tie, loja de aluguel de roupas, citou as últimas tendências das igrejas e salões: tomara-que-caia, frente única, cintura império, cauda de sereia, renda e tule. "Para a noiva, não tem muito o que inventar. Já a madrinha pode experimentar mais", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário